Navegação

Contato

E-mail

divino.ana@gmail.com

Acadêmico

lattes

Redes Sociais

Facebook
Instagram
Linkedin
YouTube

BIOGRAFIA

Ana Divino é comunicadora, artista e arte-educadora.

Formada em cinema e vídeo pela Escola Livre de Santo André (ELCV) em 2008 e Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas, pela ECA/USP em 2005.

É integrante do coletivo audiovisual Cinema de Guerrilha desde 2005. Nesse período, dirigiu e produziu mais de uma dezena de curtas-metragens de ficção selecionados para mostras e festivais de destaque como Curta Cinema RJ, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Mostra do Audiovisual Paulista, Semana do Vídeo Popular, Mostra do Filme Livre, FESTimagem, entre outros. Além disso, o coletivo e a artista foram convidados para exibições na Cinemateca, Sesc Santo André e Sesc Consolação.

Seus filmes abordam um universo intimista e surreal que, não só explora instabilidades emocionais e dramas existenciais, mas também discute modos de liberdade, de questionamento e de autoconhecimento. Seu trabalho assume angústias que são, ao mesmo tempo, obscuras e libertadoras. Ao lidar com ambiguidades e incoerências, propõe um mergulho em nossas lacunas e nossos vazios.

Manteve o Estúdio Vero entre 2007 e 2008 em parceria com o fotógrafo Glauco Rodrigues na Mooca em São Paulo. Entre 2008 e 2010 desenvolveu oficinas e trabalhos em fotografia analógica com os fotógrafos Diego Duenhas, Fernando Fortes e Sandra Chavez no Ateliê Prata Queimada no bairro do Ipiranga.

Em 2010 fundou a produtora Labdivino, especializada em oficinas de fotografia e audiovisual e projetos de imagem e design, com Diego Duenhas. Entre 2011 e 2015 foi convidada a coordenar diversos cursos e oficinas em São João da Boa Vista e região pela Oficina Cultural Guiomar Novaes do Estado de São Paulo.

Foi cineasta convidada na II Mostra de Curtas do Cineclube Beloca em 2013, no I FESTimagem e no Café com Arte do Instituto GLOC em 2014 e fotógrafa convidada no projeto Foto Falada, edições de 2013 e 2015.

A partir de 2015 começou a desenvolver trabalhos em colagem e assemblagem após o curso “Colagem como técnica de ressignificação da imagem” com a artista plástica Carmen Magalhães no Ateliê Travessa Capitão.

Em 2020 formou-se Especialista em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9 + 9 =